Meio Ambiente
Preservar o meio ambiente significa também preservar as reservas de água potável para o futuro.
Em parceria podemos dar uma importante contribuição para proteger o meio ambiente, orientando seus trabalhos no sentido de evitar a contaminação do solo e das águas pelo uso de óleos minerais.
Você sabia que o Brasil tem a maior reserva de água potável do mundo, e que 1 litro de óleo mineral contamina 1.000.000 de litros de água potável?
A LUBECO produz lubrificantes vegetais biodegradáveis para motosserras, Harvester, etc, além de óleo desmoldante biodegradável para aplicação em formas de concreto pré moldado.
Tradicionalmente são utilizados os seguintes lubrificantes:
1 – Óleo de motor queimado: contém substâncias perigosas como metais pesados e agentes tensoativos tóxicos. Os prejuízos são irreversíveis. A qualidade de lubrificação é baixa, resultando em maior desgaste do conjunto de corte do equipamento. Prejudicam de forma inevitável e irreversível o solo e as águas subterrâneas.
2 – Lubrificantes tradicionais à base de óleo mineral: contém aditivos tóxicos. No contato com a pele, podem exigir tratamento médico. Prejudicam de forma inevitável e irreversível o solo e as águas subterrâneas.
Nossos lubrificantes contém unicamente aditivos compostos de substâncias vegetais e são totalmente atóxicos. Testes realizados no solo comprovaram que, em 28 dias após o uso, o mesmo foi absorvido por microorganismos.
Há alguns anos, a maioria dos países europeus já proibiram rigorosamente a utilização de lubrificantes à base de óleo mineral no manejo florestal. Nesses países, utilizam-se somente lubrificantes vegetais.
No Brasil, temos a Lei de crimes ambientais (Lei nº 9605), em vigor desde 12/02/1998, que, em seu capitulo V, seção III, Art. 54, § 1 e 2 prescreve multas e até penas de prisão para a introdução intencional de óleos minerais no meio ambiente.